Home / Notícias / Presidente da Câmara sugere instalação de “boca de lobo inteligente”

Presidente da Câmara sugere instalação de “boca de lobo inteligente”

O presidente da Câmara de Vereadores de Rebouças, Ricardo Carlos Hirt Júnior apresentou Anteprojeto de Lei nº 006/2019, de sua autoria, que sugere ao Poder Executivo estudos para a viabilização da implantação de disposto chamado “boa de lobo inteligente”, nos logradouros da área urbana.

De acordo com Ricardo, as obras e serviços públicos para a instalação e manutenção de bueiros em galerias de águas pluviais, seja por execução direta ou indireta, deverão priorizar a instalação de “bueiros inteligentes” para retenção de material sólido.

“Na realidade a boca de lobo inteligente, é um sistema em que se instala no interior dos bueiros uma caixa coletora confeccionada em material termoplástico que permite a passagem de líquidos e retém os sólidos”, informa o presidente da Casa.

Segundo ele, a substituição dos atuais sistemas e bueiros ocorrerá de forma gradativa segundo o cronograma a ser definido dando prioridade as áreas de maior ocorrência de alagamentos.

“Temos uma enorme preocupação sobre essa questão, visto ainda há regiões da área urbana que estão sujeitas a alagamentos decorrentes de chuvas torrenciais, e principalmente geradas por acúmulo de sujeira nas bocas de lobo convencionais. Com esse sistema, a limpeza mais frequente seria facilitada, evitando-se transtornos à população”, justifica Ricardo.

O Anteprojeto, aprovado recentemente na Câmara, segue agora para o Executivo. Cabe salientar que um anteprojeto se trata de   um estudo inicial que servirá de base ao projeto (é o esboço do projeto), sugerido ao Executivo, cabendo a este após estudos, reenviar à Casa em forma de Projeto para apreciação e votação.

Sobre Clayton Burgath - jornalista

Jornalista, Assessor Legislativo.

Comentários no Facebook